top of page

MEIO AMBIENTE E O DESPERTAR DA CULTURA, A SOLUÇÃO: ELO SOCIAL E O PROJETO LIXO ZERO SOCIAL 10

Ao longo de décadas o Governo Federal, principalmente através de seus Estados e Municípios, vem desenvolvendo algumas ações para tirar o lixo das ruas, de terrenos, praias, lagoas e rios. Com implantações de Coletas Seletivas também procura mostrar à população como dar destinação correta aos resíduos.


(Adultos e Crianças disputam sobras do Lixo de Maceió - Gazeta de Alagoas)

Em 2010, com a entrada em vigor da Lei Federal de Resíduos Sólidos, foi dado prazo de quatro anos às prefeituras para fecharem lixões e implantarem políticas para uso/reuso de descartes. Esperava-se que esses problemas fossem extintos. No entanto, com falta de fiscalização eficaz e punição exemplar e contínua pelo não cumprimento da lei, o que temos são denúncias em todos os cantos do País.

No entanto, o que se coloca é a real importância que o próprio indivíduo dá à preservação do meio ambiente e à vida. A questão é cultural e os maus hábitos da população persistem: Os verdadeiros “sujões” são os próprios moradores das cidades e de muitas empresas que não cumprem as leis.


(Riacho Salgadinho - Foto GazetaNews)

O GRUPO INER, através do ELO SOCIAL, dará uma solução definitiva a todas essas questões, com várias alternativas de uso/reuso de 100% do lixo descartado e principalmente, com o foco em criar bons hábitos nos indivíduos através da educação ambiental. O Projeto “LIXO ZERO SOCIAL 10” a ser implantado pelo ELO SOCIAL no Estado de Alagoas se propõe a instalar usinas de processamento e reciclagem do lixo e, ao mesmo tempo, desenvolver verdadeiro “arrastão” de cidadania, através de empregos e cursos de capacitação profissional para os catadores de lixo que vivem em condições sub-humanas. Suas famílias serão amparadas por equipes de profissionais das áreas de Saúde, Educação e Jurídica. E, através de cursos vivenciais, o ELO SOCIAL priorizará desenvolver cidadania e ao mesmo tempo fortalecer essas famílias.

“Todas essas providências certamente resultarão na construção de um melhor futuro que se perpetuará para as próximas gerações”, indica o Diretor Estadual do Elo Social em Alagoas - Paulécio Alves.


(Texto elaborado por Heloísa Maria de Lima e Souza e revisado por Égide Amorim)

444 visualizações3 comentários
bottom of page