DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

O dia mundial do meio ambiente é comemorado sempre dia 05 de junho de cada ano. É uma data memorável para a humanidade, trazendo à tona a responsabilidade de todos para com a preservação do meio ambiente. A data começou a ser comemorada em 1972, e tinha como objetivo a promoção de atividades de preservação do meio ambiente, e alertar ao público e governantes de cada país sobre os riscos de não cuidarmos do mundo em que vivemos.

A primeira Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o meio ambiente foi realizada entre dias 5 de junho à 16 de junho de 1972, na cidade de Estocolmo na Suécia. Nessa conferência, estiveram presentes várias representações/esferas governamentais e organizações não governamentais (ONG´s), sendo a data - 5 de junho - escolhida como o dia mundial do meio ambiente.

A cada ano a ONU (Organização das Nações Unidas ou Nações Unidas) é responsável por apresentar um tema para o dia mundial do meio ambiente, como uma forma de conscientização. Deste modo, são criadas diversas atividades sobre o assunto com o intuito de aumentar a conscientização sobre a preservação do meio ambiente.

Atividades para o dia do meio ambiente:

· Pinte um mural sobre a natureza;

· Ajude a limpar uma praia;

· Faça coisas com material reciclado;

· Plante uma árvore ou um mini jardim em sua casa;

· Utilize materiais reciclados;

· Comece a separar o lixo para ser reciclado;

· Ajude a limpar um parque público.

Este ano o tema usando como forma de conscientizar a população foi “POLUIÇÃO DO AR” e, na ocasião, foram todos convidados a explorar as energias renováveis, tecnologias verdes, visando à melhoria da qualidade do ar em todo o mundo.

Segundo a diretora-executiva da ONU Meio ambiente, Joyce Msuya, mais de 6 bilhões de pessoas - um terço delas crianças- respiram ar poluído, colocando em risco sua saúde e bem estar. “Proteger nossos céus azuis pode ser difícil, mas nosso futuro depende disso”, afirmou a diretora.

Sabemos da necessidade urgente de políticas públicas de preservação do meio ambiente como um todo, porém ainda não conseguimos êxito total e desejo constante de nossos representantes eleitos para solucionar o problema crônico da qualidade do ar e da poluição em nossa Pátria amada Brasil. Unido a isso, o Elo Social e a Confederação do Elo social Brasil vem criando tecnologias para solucionar o problema do lixo e da contaminação do solo no mundo.

Então foi criado o PROGRAMA LIXO ZERO SOCIAL 10, como forma eficaz de solução definitiva do problema do lixo e da contaminação do solo. Veja abaixo uma apresentação deste Programa de Iniciativa Privada, mas que necessita do apoio da população e de toda a classe política para ser totalmente implantada em solo brasileiro o mais rápido possível, leia.

A proposta do Programa Lixo Zero Social 10 é: a) atender a Lei 12.305/2010 de Resíduos Sólidos; b) resolver definitivamente o problema do lixo no Brasil; c) auxiliar os prefeitos que hoje estão sendo duramente cobrados, porém trabalhando com soluções paliativas e custosas quanto à destinação do lixo. Esse sistema trará o desenvolvimento para as regiões e oportunidades para os empresários locais e para aqueles que querem entrar no ramo lucrativo do lixo e que serão donos dos Ctt´s e Usinas, o Grupo INER dará todo o apoio e manutenção.

O programa traz um novo paradigma no conceito do lixo no Brasil, pois em vez de "enterrar" o lixo e ainda gerar custos de manutenção, estamos fazendo o contrário, transformando o lixo em riqueza, girando a economia. Seremos um exemplo para o mundo. Estamos utilizando tecnologias já existentes e adaptadas para a realidade Brasileira tendo como diferenciais a nossa logística e reaproveitamento da mão de obra dos que vivem do lixo, que viabilizam 100% do projeto totalmente de iniciativa privada, utilizada nos nossos CTTs – Centro de Triagem e Transbordo, Usinas de Compostagem, Incineradores e Cremação.

Cada CTT atende entre 100 mil a 200 mil habitantes e a cada 1.5 milhão de habitantes temos as usinas de compostagem, cremação e incineradoras. As áreas e locais previstas para a implantação do Programa “Lixo Zero Social 10” já estão mapeadas e muitas já reservadas e são capazes de absorver todo o complexo de recepção, separação, tratamento e destinação final dos resíduos.

Modelo das usinas e prédios do Programa “Lixo Zero Social 10”

A Implantação do Programa

Foram estabelecidas quatro áreas de atuação, nas regiões Norte e Sul. As áreas são os CTTs, centros de triagem e transbordo, lixo hospitalar, crematório de animais e compostagem. O projeto visa proporcionar às empresas interessadas em investir nos empreendimentos a tecnologia e suporte técnico nas implantações. As áreas previstas para a implantação do Programa “Lixo Zero Social 10” são capazes de absorver todo o complexo de recepção, tratamento e destinação final dos resíduos. Importante lembrar que as usinas INER tem como objetivo acabar com os aterros sanitários, reaproveitando as riquezas do lixo com inclusão social, disse ainda o diretor.

Grupo Iner e Parceiros

O Sistema INER nasceu a partir da experiência de 27 anos da Confederação do Elo Social do Brasil, atuante em diversas atividades e projetos sociais, incluindo aquelas ligadas ao meio ambiente, e reúne as organizações: Confederação Elo Social do Brasil; Grupo Iner; Instituto Iner; Consórcio Iner; Sindetap; Cooperiner; e Desmanchecar, além de já contar com parcerias de grandes empresas nacionais e internacionais.

A cada Centro de Triagem e Transbordo, tem um prédio social para atender a população carente e promover cursos de cidadania dentre outros com o objetivo de melhorar o nível de consciência da população. Cada prédio conta com profissionais de nível superior tendo como base: advogado, bacharel em direito, psicólogo, assistente social, diretoria de educação, diretoria de saúde e diretoria de Ressocialização.


Frases para o Dia do Meio Ambiente

"Ambiente limpo não é o que mais se limpa e sim o que menos se suja".

"É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve". (Victor Hugo)

"Cada dia a natureza produz o suficiente para nossa carência. Se cada um tomasse o que lhe fosse necessário, não havia pobreza no mundo e ninguém morreria de fome". (Mahatma Gandhi)

REFERÊNCIAS

https://www.calendarr.com/brasil/dia-mundial-do-meio-ambiente/

https://nacoesunidas.org/dia-mundial-do-meio-ambiente-promove-energias-renovaveis-e-tecnologias-verdes/amp/

https://acdb.adv.br/programas/lixo-zero-x-social-10/





Fonte: Site Federação do Elo Social Rio de Janeiro.

379 visualizações1 comentário

Diretoria de Implantação de Projeto:

Rua Cecília Bonilha nº 145, São Paulo - Capital - (Sede Própria) Telefone: +55 (11) 3991-9919 Todos os Direitos Reservados​ © 2018

"Movimento Passando o Brasil a Limpo"